O Perito em Cabelo

O uso de secador pode piorar a situação da caspa?

O uso do secador, quando a temperatura muito elevada (quente) e se utilizado junto ao couro cabeludo pode aumentar a irritação e a sensibilidade do mesmo, em caso de caspa utilize uma temperatura mais amena e a meio palmo (10-15cm) do couro cabeludo.

Lavar o cabelo todos os dias danifica os fios capilares?

Se utilizar um champô inócuo, ou seja de uso frequente sem sais, parabenos ou outros conservantes não danificará o seu cabelo.

Há algum alimento que ajude o cabelo a crescer mais rápido e saudável?

Uma alimentação equilibrada ajuda sempre a manter o cabelo saudável, o que que promove também o seu crescimento.

O que leva o aparecimento de cabelos brancos?

O fatores genéticos estão associados ao aparecimento de cabelos brancos.

Depois da menopausa os cabelos envelhecem mais rápido?

Durante e após a menopausa, todas as mulheres sofrem de alterações hormonais, próprias da menopausa, o que afeta a quantidade e qualidade dos cabelos, entre essas alterações existe uma redução da produção de melanina, o que pode levar a aumento do aparecimento de cabelos brancos.

Tenho o cabelo muito oleoso, faz mal lavá-lo todos os dias?

A produção de sebo na raiz é normal, mas se for excessiva, além de incómoda, pode acabar por provocar algumas doenças no couro cabeludo. Para combatê-la, nada mais eficiente do que lavar os cabelos com frequência. Para tal deve remover o excesso de oleosidade com um champô próprio para regular os níveis de oleosidade e manter o cabelo e couro cabeludo saudáveis e livres de oleosidade excessiva.

As colorações podem mesmo causar um problema grave a saúde capilar?

Para não causarem danos no cabelo ou couro cabeludo, como irritações ou alergias ou danificar mesmo o fio, as colorações utilizadas devem ser isentas de agentes irritantes ou conservantes, dessa forma pode manter sempre o cabelo e couro cabeludo saudáveis.

Cortar o cabelo ajuda a fortalecer?

Devemos cortar o cabelo quando não se encontra saudável, ou seja, como as conhecidas “pontas espigadas”, é um exemplo que deve cortar para que cresça saudável. Enquanto o cabelo permanecer hidratado com aspeto saudável e com o corte desejado, não existe razão para cortar.

Porque cai muito cabelo na menopausa e no pós-parto?

Devidos às alterações hormonais, físicas ou emocionais que a mulher sofre, mas após nascimento e amamentação voltam a recuperar o estado inicial.

Porque razão o cabelo quando cai ocorre em maior abundância na parte superior da cabeça?

Após notar a queda cabelo acentuada, é preciso analisar qual o motivo para eles caírem. Pode ser desde um novo produto capilar utilizado, fatores genéticos, nutricionais, emocionais e também as alterações hormonais da mulher (sobretudo na gravidez e menopausa). Deve consultar o seu médico para avaliar a causa da queda.

Com que frequência se deve lavar o cabelo?

Tudo depende do tipo de cabelo - se o cabelo não for oleoso ou muito seco, duas ou três vezes por semana deve ser suficiente. Caso tenha cabelo oleoso, provavelmente deve lavá-lo diariamente. Em caso de cabelos grossos e volumosos, encaracolados ou secos, uma vez por semana deve ser suficiente.

Lavar com água quente faz mal?

A água quente nos cabelos ajuda a retirar mais facilmente as impurezas. Por outro lado, faz com que o couro cabeludo fique mais sensível, provocando descamação, ou estimula mais as glândulas sebáceas, deixando o cabelo oleoso, podendo ocasionar até a queda dos mesmos. O ideal é utilizar água morna de forma a promover o bem-estar do seu cabelo e couro cabeludo, e auxiliar a oxigenação e circulação do mesmo.

Qual o tipo de tratamento mais eficaz, o tópico ou o oral?

Oral. Pela facilidade/praticidade de toma garantindo assim a boa utilização/adesão do tratamento. Caso a pessoa tenha paciência para aplicar produtos tópicos e seja assídua com aplicação do mesmo, será igualmente eficaz esse tipo de tratamento.

A caspa pega-se de uma pessoa para outra?

Não. A caspa não é uma doença, muito menos contagiosa. Ao utilizar o pente ou escova de outra pessoa que sofra de caspa, é bem provável que apenas fique com o cabelo presente de flocos esbranquiçados, que na verdade, é descamação do couro cabeludo e são tecidos mortos, incapazes de se multiplicar numa nova cabeça.

Não tomo suplementos porque dizem que faz crescer pelos no corpo e engordam

Não é verdade. Existem suplementos alimentares que atuam apenas no crescimento capilar e não nos pelos corporais, não estimulando o crescimento dos mesmos.

Tenho uma boa alimentação porque é que mesmo assim me cai cabelo em quantidade anormal?

Ter uma boa alimentação, rica em proteína, vitaminas (exceto a tipo A) e minerais é importante para o crescimento saudável e fortalecimento dos cabelos. Mas por vezes a queda pode estar relacionado com outros fatores nomeadamente: medicação, hereditário, sistema imunológico, gravidez/pós-parto, hormonais (adolescência ou menopausa /andropausa), problemas de tiroide, anemia, stress, ou outras causas com impacto na saúde.

Tenho imensa comichão no couro cabeludo, porquê?

Pode ter várias causas. O melhor é ser avaliado pelo seu farmacêutico ou dermatologista para entender a origem da comichão.

Tenho de andar quase todos os dias de cabelo apanhado, faz mal?

O hábito de prender os cabelos com muita frequência pode prejudicar a saúde do seu cabelo, uma vez que a raiz pode ficar enfraquecida devido à tensão causada sobre a mesma, mas caso utilize sempre cabelo apanhado para evitar o enfraquecimento, utilize elástico sem que a borracha contacte diretamente com o cabelo, e sim elástico forrado de tecido ou elástico “ Invisibobble” não parte nem deforma o cabelo, é antialérgico e pode ser utilizado por todas as mulheres, independentemente do tipo de cabelo, não danifica nem enfraquece o cabelo, pode ser facilmente atado e retirado.

Na família não tenho ninguém com enfraquecimento capilar e eu tenho, porquê?

Pode estar relacionado com outros fatores nomeadamente: medicação, sistema imunológico, gravidez/pós-parto, hormonais (adolescência ou menopausa /andropausa), problemas de tiroide, anemia, stress, ou outras causas com impacto na saúde.

Sempre usei produtos de farmácia e mesmo assim estou sempre com muita caspa, não passa.

A caspa tende a ser um problema crônico e recorrente, havendo períodos de melhora que se alternam com períodos de intensa descamação. A caspa tem um componente genético, por que algumas pessoas têm mais propensão a tê-la. Porém, existem vários fatores de risco que promovem a recorrência da mesma: fraco sistema imunológico, alterações hormonais, presença de dermatite seborreica, aumento da oleosidade do couro cabeludo, couro cabeludo muito seco, viver em locais onde existe uma forte e constante alteração climática, falta de higiene do couro cabeludo, utilização frequente de champôs com elevador poder detergente/agressivos, stress, má alimentação, alergia a alguns champôs ou cosméticos usados no cabelo, presença de psoríase ou eczemas em outras partes do corpo, entre outros. Deve consultar o dermatologista para encontrar a origem da recorrência da caspa.

Tenho muita comichão no couro cabeludo, sinto algumas crostas e quando coço sai tipo uma caspa, por vezes até faz sangue, porque será?

Pode ter diversas causas, como infeção fúngica, dermatite, psoríase ou reação alérgica a produtos químicos, como colorações ou produtos de alisamento. Para identificar a causa, é recomendado procurar um dermatologista, que poderá avaliar o couro cabeludo e, se necessário, solicitar exames para identificar o motivo e indicar o melhor tratamento de acordo com cada caso.

Deve ter cuidados especiais para o couro cabeludo, como lavar regularmente ou evitar prender e usar chapéus com os cabelos molhados, além de usar champôs e tratamentos tópicos que podem acalmar a inflamação e ajudar a cicatrizar as feridas, como a base desses tratamentos podem ser formulados com antifúngicos ou corticoides, por exemplo.

Desde que estou a amamentar que o cabelo não para de me cair, o que posso fazer? Desde os meus 20 anos que estou assim, quase sem cabelo, já não há nada a fazer? O meu pai e avô também ficaram carecas muito cedo, tenho que ter paciência.

Muitas vezes a queda pode estar relacionado com fatores nomeadamente a gravidez/pós-parto ou quando acentuada/constante por fatores genéticos (hereditariedade). A condição hereditária é conhecida por alopecia androgenética. É causada por uma sensibilidade genética dos folículos capilares a um tipo de hormona chamada Dihidrotestosterona (DHT), resultante da ação da enzima 5-alpha reductase sobre a testosterona, provoca a retração dos folículos capilares. Isto reduzindo o seu ciclo de crescimento, e impedindo-os de serem novamente renovados.

Esta condição pode ainda ser agravada por outros fatores, tais como stress ou alguma doença presente, em cujo caso é possível atrasar ou reverter a queda.

Estive doente e o meu cabelo ficou muito fraco, mas tenho uma doença autoimune não posso fazer suplementos alimentares, haverá alguma solução para o meu problema?

Sim. Existem tratamentos tópicos para fortalecer o cabelo, o mais recomendado em casos como o seu, mas deverá sempre consultar o seu médico, de forma a indicar-lhe o melhor tratamento.

Voltar
Receba novidades
Receba
novidades