A queda de Cabelo

CAUSAS

alternative text

CAUSAS

As causas da queda de cabelo


Existem várias situações que podem levar ao enfraquecimento capilar e subsequente queda. Podem ser:

- Fatores relacionados com o estilo de vida como o stress, problemas emocionais, dietas rigorosas que podem levar a falta de elementos como ferro, zinco, vitaminas do complexo B ou proteínas, por exemplo.

- Hábitos que fragilizam a haste capilar (como os gestos repetitivos, penteados e acessórios ou o uso de calor ou químicos).

- Alterações físicas que podem ser de nível hormonal ou derivadas de infeções, anemia, doenças autoimunes, fármacos e tratamentos…

 

Causas

1. Stress

Acontece porque o choque do stress pode trocar o ciclo de crescimento do cabelo, fazendo-os cair.

2. Gravidez

A queda de cabelo é relativamente comum em mulheres após o parto, não só devido às alterações hormonais que continuam a acontecer no organismo, mas também pelo stress do parto. Geralmente, esta queda de cabelo surge nos primeiros 3 meses após o parto e pode durar até 2 meses.

Na Gravidez pode acontecer, embora seja mais raro, por aumento da progesterona.

3. Alterações hormonais

As alterações hormonais são uma importante causa de queda de cabelo e podem acontecer em vários momentos da vida, especialmente durante a adolescência. Além disso, mulheres que trocam de pílula ou que começam um novo método anticoncecional hormonal também podem apresentar queda de cabelo temporária.

4. Antidepressivos e outros medicamentos

Alguns medicamentos, como por exemplo os antidepressivos, anticoagulantes ou hipertensores podem levar a queda de cabelo, especialmente no início do tratamento ou quando são utilizados por um longo período de tempo. Outros exemplos são o metotrexato, o lítio…

5. Anemia

A anemia também pode causar a queda de cabelo, uma vez que chega menos sangue e, portanto, nutrientes e oxigénio ao folículo capilar.

6. Hipotiroidismo

O hipotiroidismo acontece quando a tiroide não está a funcionar corretamente e, por isso, existe um desarranjo na produção de algumas hormonas que interferem no crescimento do cabelo.

Consulte o perito em cabelo se tem mais dúvidas em relação a este tópico. 

Voltar
Receba novidades
Receba
novidades